HISTÓRICO DA COMUNIDADE "CONCÓRDIA"

|

Irmãos e irmãs, em breve estaremos complementando este histórico. Estamos contando com a colaboração dos membros daqui para podermos melhorar e mostrar mais detalhadamente cada pedaço da história da Parróquia Concórdia.
Era assim!

Segundo os nossos registros, o dia 29 de Março de 1987 foi um dia muito especial para esta Paróquia, bem como para o Distrito E para toda a Igreja Luterana. Neste dia ocorreu a Instalação do primeiro pastor desta paróquia, bem como a Inauguração do nosso templo e da casa pastoral.

A instalação do pastor, Rev. Airton Schünke foi feita pelo Conselheiro Distrital, rev. Daltro Kautzmann. O pregador daquele culto festivo foi o Rev. Raul Blum, pastor em Três Vendas, na época em que o trabalho foi iniciado aqui em Sítio Floresta por parte daquela paróquia. O pregador baseou a sua mensagem em João capítulo 15: Jesus é a videira verdadeira e nós somos os ramos.
Compareceram a esta importante programação todos os pastores de nosso Distrito naquela época. Os pastores foram os seguintes: Rev. Artur Krüger; Rev. George Wentzel; Rev. Enio Starosky; Rev. Irmo Wagner; Rev. Neri Helwig e Rev. Dari Helwig.
Toda a programação foi muito prestigiada pela Comunidade local, bem como por todo o Distrito que se fez presente para prestigiar o evento.
No entanto, nossa história já começou bem antes. Por isso, destacamos as seguintes datas e eventos que julgamos importantes para o histórico de nossa Comunidade "Concórdia":
16/04/83 - Foi realizada a 1ª Escola Bíblica na garagem do sr. Franscisco Radmann. Este foi o marco inicial do trabalho em nosso bairro.
08/5/83 - Neste dia aconteceu o 1º culto em nosso bairro, realizado no mesmo local citado anteriormente.
29/4/84 - Foi o culto de despedida do pastor Raul Blum, pastor da Paróquia de 3 Vendas e pastor que iniciou o trabalho em nosso meio.
21/3/85 - Foi oficiado o 1º culto em nosso meio pelo pastor Artur Krüger, novo pastor em 3 Vendas.
25/5/86 - Foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana "Concórdia" de Sitio Floresta.
24/9/86 - É fundada a Nova Paróquia Concórdia, composta pelas seguintes Comunidades: "Concórdia" de Sitio Floresta; "Cristo" do Passo do Pilão; "São Paulo" de Arroio do Padre e "São Mateus" de Monte Bonito.
31/10/86 - É enviado um chamado em branco à IELB solicitando o envio de um formando para o atendimento de nossa Paróquia. O formando designado pela igreja foi Airton Roni Schünke. Ele realizou o 1º culto em nosso meio no dia 08/2/87.
Destacamos as datas de fundação dos departamentos da comunidade: Leigos ((09/4/87); Servas (12/4/87); Jovens (10/5/87).
04/11/87 - Foi fundado o Coral Feminino.
16/3/88 - Foi fundado o Coral Misto.
1º/3/87 - Foi realizado o 1º batismo da Comunidade.
27/11/88 - Foi realizada a 1ª Confirmação.
11/3/90 - Foi o 1º culto no novo Ponto de Pregação da Vila Princesa.
01/11/92 - Foi chamado o Pastor Lídio Zschornack para dar continuidade ao trabalho.
16/1/93 - Foi o culto de despedida do pastor Airton.
21/2/93 - Culto de instalação do pastor Lídio.
26/1/97 - Culto de despedida do pastor Lídio. Até a chegada do novo pastor, o atendimento foi feito interinamente pelo pastor Fritz Rodmann.
31/8/97 - Foi feita a instalação do pastor Paulo Luiz Vaz pelo conselheiro Distrital na época, P. Dari Knewitz.
1997 - Foi feito um estudo da Mordomia da Oferta para toda a paróquia. Estudo este que foi feito a cada ano e estendido a todos os membros ofertantes.
22/3/98 - foi implantando o trabalho do PEM (Programa de Evangelização e Mordomia) em nossa Comunidade "Concórdia" com 12 grupos de estudos.
28/3/99 - Esteve em nosso meio o presidente da IELB, Carlos Walter Winterle, pregando no culto festivo do 12º aniversário da Comunidade "Concórdia'.
26/9/99 - A nossa Comunidade "Concórdia" hospedou pela 1ª vez um Congresso Distrital de Servas do Distrito Sul I. Este congresso teve como lema: "Não sou eu porventura livre?" Tema: "Liberdade Cristã" e palestrante, pastor Rubens Ogg.
17/10/99 - Realizamos a nossa 1ª Noite Artística na qual reunimos em torno de 150 pessoas. trata-se de uma programação anual aonde é dada a oportunidade para a manifestação dos mais diversos talentos encontrados na Comunidade.
12/4/01 - Foi iniciado um trabalho na Escola Municipal do bairro, aonde a esposa do pastor contava histórias e cantava com as crianças de 1ª a 4ª séries. Na véspera da Páscoa, todos os alunos e professores vieram em nosso templo para uma apresentação de história e canto.
03/5/03 - Iniciamos um Programa Radiofônico "A Voz da Concórdia" na emissora comunitária. Este programa é levado ao ar uma vez por semana e tem a duração de meia hora.
21/07/02 - Realizamos o 1º Retiro de Diretorias e lideranças da Comunidade Concórdia. Participaram deste 34 pessoas e o estudo apresentado foi "O sacerdócio universal dos cristãos".
04/12/02 - Realizamos a 1ª Cantata de Natal da qual participaram nosso coral, grupo masculino e grupo Shalom. Como convidados estiveram o coral de Jardim América e o grupo "Ecos de Louvor". Estiveram conosco em torno de 110 pessoas.
22 e 23 de novembro de 2003 - Relizamos 2 noites de programações evangelísticas com nome de "Encontros Com a vida". No dia 22 o pastor Ismar Pinz falou sobre o tema: "Como Vencer o medo" e no Domingo, dia 22, o pastor Adelar Munieweg falou sobre o tema: "É possível encarar a morte com tranquilidade?". A programação foi abrilhantada pelo grupo Shalom e o Coral misto da Redenção. Para a divulgação foram distribuidos 1000 convites nas casas; rodou o som pelo bairro e foram colocados cartazes nas casas de comércio.
30/11/03 - Realizamos o 1º Encontro de Casais. O Estudo foi "O diálogo na família". Compareceram 30 pessoas. A programação foi realizada na Pousada do Moinho.
Somos muito gratos ao nosso Deus por tudo o que Ele nos concedeu no passado, implantando aqui a sua igreja e pedimos que Ele nos ajude e abençoe a fim de que possamos ser ramos abençoados de sua videira, que produzam muitos frutos para a sua glória e louvor.
Sabemos que a igreja do Senhor não se resume a um local onde as pessoas se reúnem. Mas também sabemos que ali é um lugar especial, onde Deus derrama suas bênçãos sobre o seu povo.
Por isso, sejamos todos muito agradecidos a Deus por este lugar e valorizemos todas as oportunidades que Ele continuamente nos oferece para aqui ouvi-lo e para estar na comunhão com nossa grande família na fé.
“ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR” (Sl 122.1)
Agora está assim, por enquanto!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 PARÓQUIA CONCÓRDIA | Template Blue by TNB